Novembro Azul: Cuidado com a saúde do homem
A campanha Novembro Azul relembra a importância de manter o cuidado com a saúde do homem e principalmente do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é segunda maior causa de óbito oncológico entre os homens, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada entre o pênis e a bexiga e tem ligação direta com as vesículas seminais e com a uretra. Sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, formam o sêmen que é eliminado durante a relação sexual. O líquido prostático constitui cerca de 30% do sêmen.
O câncer de próstata ocorre geralmente em homens mais velhos – cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.
Os exames de rastreamento são essenciais para o diagnóstico precoce da doença, que garante que o tratamento seja menos agressivo, além de aumentar as chances de cura.
Os riscos do câncer de próstata podem aumentar por conta de alguns fatores:
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Obesidade.
Deve-se também ficar atento aos sinais e sintomas:
- Dor óssea;
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens, a partir de 50 anos e mesmo sem apresentar sintomas, procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Os homens que integram o grupo de risco devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.
A Mama Imagem apoia campanhas como o Novembro Azul, que levam mais informação, cuidado e saúde para toda a população. Aproveite esse mês para entrar em contato com seu médico de confiança.