Mitos e verdades sobre a Ressonância Magnética
Para começar, vamos entender o que é a Ressonância Magnética?
A Ressonância Magnética conta com um campo magnético, que envia ondas de rádio e permite analisar as células por meio do computador e construir uma “fotografia” em 3 dimensões do corpo. Vale destacar que apenas o médico especializado pode indicar a necessidade e solicitar o exame de Ressonância Magnética.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a RM e nesse texto vamos esclarecer as mais comuns.
A Ressonância Magnética usa radiação?
Não. A RM não usa radiação ionizante, como ocorre nas radiografias e tomografias computadorizadas. É um exame realizado em campo magnético e de ondas eletromagnéticas.
O que é o contraste e por que ele é usado na Ressonância Magnética?
O contraste serve para melhorar a qualidade das imagens geradas nos exames de RM. Para isso, é utilizada uma substância chamada de gadolínio, inserida de forma intravenosa, que realça as características presentes nas estruturas anatômicas.
Existe alguma contraindicação?
Sim. Por conta do campo magnético forte, pacientes que possuem algum dispositivo metálico ou eletrônico, como marcapassos não-compatíveis, clipes de aneurisma cerebral antigos e fixadores ortopédicos externos, não podem realizar o exame. Atualmente, a maior parte dos dispositivos são compatíveis com o exame de Ressonância Magnética. Por isso, é imprescindível seguir as orientações médicas e informar aos profissionais sobre a situação em que o paciente se encontra.
O exame de RM é desconfortável?
Não. O foco da Mama Imagem é a precisão diagnóstica e o conforto dos pacientes. Em razão disso, investimos fortemente em equipamentos e tecnologia de ponta. A sala de Ressonância Magnética possui projeto de iluminação desenvolvida para que o paciente se sinta à vontade, seguro e tranquilo. O equipamento para a realização do exame tem a tecnologia Pianíssimo™, que reduz o ruído acústico (barulho durante o exame) para algumas sequências em até 90% em comparação aos sistemas convencionais. Dessa forma, proporciona aos pacientes um exame mais confortável, com o mesmo desempenho e imagens de alta qualidade.
Quem possui piercing pode fazer Ressonância Magnética?
Sim. Existem alguns cuidados a serem tomados ao fazer um exame de RM quando o paciente tem piercings, porém é permitido realizar o exame. Apesar de não usar radiação, a ressonância funciona como uma espécie de ímã, razão pela qual as pessoas que têm metais pelo corpo devem tomar cuidado. Por isso, os pacientes são orientados a retirar qualquer ornamento de metal que possa estar usando. No entanto, alguns piercings são feitos de material cirúrgico e, neste caso, não sofrem alteração com o exame. É importante informar no momento do exame a localização do piercing, pois, dependendo da área do corpo que for realizado o exame, poderá interferir na imagem.
Sob o comando do Dr. Tufik Bauab Jr., a Mama Imagem realiza, desde 2018, os exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada.
Dr. Tufik é especialista nas áreas de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, tem Fellow em Radiologia Urológica na University of Alabama, especialização médica na State University of New York, foi presidente da Sociedade Paulista de Radiologia – SPR, é Coordenador do Grupo de Estudos de Meios de Contrastes Radiológicos da Sociedade Paulista de Radiologia – SPR, Coordenador dos cursos de Medicina Interna da Jornada Paulista de Radiologia (JPR) e Curso Feres Secaf e coautor do livro “Radiologia Urológica” (1997), com Adilson Prando e Décio Prando.
A Mama Imagem ressalta a importância de consultar o seu médico e realizar os exames solicitados por ele, seguindo as orientações necessárias. Conte conosco para cuidar da sua saúde com ainda mais conforto, segurança e qualidade.
Mama Imagem – Tel.: (17) 3214-5858 | São José do Rio Preto/SP.