Elastografia Hepática
A Elastografia Shearwave é muito útil na avaliação de doenças difusas do fígado por poder avaliar o padrão de endurecimento e rigidez hepático através de ondas sonoras do ultrassom.
É um exame indolor e totalmente não invasivo onde, em tempo real, orientado pelo ultrassom, o médico pode obter amostras de várias áreas diferentes do fígado e assim fazer uma avaliação mais completa e abrangente do órgão.
Com a elastografia hepática pode-se saber, desde o início, como o fígado está reagindo a algumas doenças como as hepatites virais e doenças auto-imunes, além disso, monitorar a resposta deste órgão ao tratamento medicamentoso.
Uma outra ferramenta é descobrir graus de fibrose em estágio inicial, ainda não passíveis de ser identificados pelo ultrassom convencional, dispensando assim, em diversos casos, uma biopsia do fígado.
A elastografia hepática tem se mostrado um exame que vem somar muito a um diagnóstico de excelência em doenças difusas do fígado, otimizando o tratamento precoce, monitorando tratamento e sobretudo melhorando o prognóstico de muitos pacientes.