Densitometria Óssea
A Densitometria Óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose.
Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.
Pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa devido à queda da produção do estrógeno. Na maioria dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento.
Dentro outras causas comuns para a osteoporose, algumas são:
- Histórico familiar da doença;
- Deficiência de vitamina D;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool.
A osteoporose é silenciosa, o primeiro sinal pode aparecer quando está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco.
As medidas de prevenção devem ser tomadas desde a infância. Para tanto, é preciso pôr em prática: ingestão de cálcio e vitamina D, não fumar, limitar o consumo de álcool e fazer atividades físicas, que têm efeito protetor sobre o tônus e a massa muscular.
O avanço no tratamento da osteoporose tem resultado em métodos que melhoram a qualidade e a quantidade de massa óssea, reduzindo significamente os riscos de fratura.
A Densitometria Óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose por detectar a redução da massa óssea de maneira precisa.
O exame é rápido, indolor e a análise precoce é essencial para o tratamento e para a prevenção de fraturas ósseas.
A Mama Imagem realiza o exame com equipamento de última geração e médicos conectados com as mais atuais diretrizes clínicas.
O equipamento faz também análise de composição corporal (% de gordura e massa muscular), sendo útil na avaliação nutricional e medicina esportiva.
Converse com seu médico sobre esta opção de exame.