Controle de Estresse

23 de novembro de 2015

O estresse é uma reação psicológica e física normal às crescentes demandas da vida. Pesquisas mostram que a população enfrenta desafios com o estresse em alguns momentos durante o ano.

Ao olhar para as causas do estresse, é importante saber que o cérebro tem um tipo de “sistema de alarme” para sua proteção.

Quando o cérebro percebe uma ameaça, ele sinaliza o corpo para liberar uma explosão de hormônios para estimular a sua capacidade de resposta. Este tem rotulado a resposta “lutar ou fugir”.

Uma vez que a ameaça passou, o corpo está programado para retornar a um estado de relaxamento normal. Infelizmente, com o estresse constante da vida moderna, o sistema de alarme raramente desliga.

Por isso, é tão importante aprender a lidar com o estresse, já que este controle possibilita ferramentas para redefinir seu sistema de alarme.

Muitas vezes o corpo está em alerta máximo e, ao longo do tempo, altos níveis de estresse podem levar a sérios problemas de saúde. Não espere até o estresse tem um impacto negativo sobre a sua saúde, relacionamentos ou qualidade de vida. Comece o quanto antes a praticar técnicas de gerenciamento de estresse.

As técnicas de relaxamento podem ajudar a controlar a respiração e focar a atenção no momento presente e são uma parte essencial do controle de estresse e para a manutenção da saúde e bem estar.

Técnicas de relaxamento comuns incluem meditação, tai chi e yoga. E também formas mais ativas, como caminhar ao ar livre ou participar de uma atividade esportiva pode ser relaxante e ajuda a reduzir o estresse.

Não importa qual técnica de relaxamento e sim a que funcione para cada indivíduo e que faça parte do seu dia a dia.

 

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