preloader
 3 dúvidas frequentes sobre mamografia

3 dúvidas frequentes sobre mamografia

A mamografia é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. A indicação é que ela seja realizada em mulheres, como rotina anual a partir dos 40 anos ou de acordo com a indicação do médico, segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

A qualidade do exame é um item fundamental para o diagnóstico preciso. É importante realizar a mamografia em clínicas que tenham obtido o selo de qualidade conferido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Confira três dúvidas frequentes sobre a mamografia:

  • Quem usa prótese de silicone pode fazer mamografia?

Sim. É muito importante que a mulher continue a fazer a mamografia regularmente. Nessas mulheres, é realizada uma manobra específica para a melhor visualização de áreas que podem ficar obscurecidas pela prótese. A mamografia da paciente com prótese é um procedimento seguro, com mínimos riscos (muito inferiores aos benefícios), sendo recomendado por todas as sociedades médicas.

  • Pode fazer mamografia amamentando?

Pode. Não há riscos para a mãe e nem para o bebê. A única observação é que, nesta fase, a mama fica muito densa e a mamografia perde parcialmente a sensibilidade. É sempre bom associar a mamografia com o ultrassom para aumentar a sensibilidade do exame.

  • O exame de mamografia dói?

A compressão da mama durante o exame é necessária, pois torna a imagem mais nítida e permite a melhor visualização de estruturas muito pequenas, como microcalcificações. Para tornar o exame mais confortável, algumas dicas são:

  • Evitar agendar logo antes ou depois da menstruação, pois as mamas costumam ficar mais sensíveis neste período;
  • Comunicar se tiver qualquer limitação, como rigidez muscular, dificuldade para levantar os braços ou outros problemas. O exame não é demorado, mas é importante se sentir relaxada e confortável;
  • Evitar alguns cosméticos nas axilas, como cremes, desodorantes e talco: podem causar artefatos, interferindo na análise da imagem.

Mama Imagem

O Centro Diagnóstico Mama Imagem foi fundado em 2000, a partir do sonho da Dra. Selma di Pace Bauab em oferecer tecnologia, especialização científica e qualidade humana aos seus pacientes. Referência em diagnóstico por imagem, oferece exames para variados públicos de São José do Rio Preto e região, e também de outros estados do País.
Leia +

Fale Conosco

Endereço
Rua Tupi, 750, Nova Redentora
São José do Rio Preto – SP
CEP 15090-020
(17) 3214-5858

Horário de Funcionamento
Seg. a Sexta das 7h as 18h30
Sábados das 8h as 12h
Retirada de exames
Seg. a Sexta das 7h as 18h

Agendamento via WhatsApp
(17) 99626-3458
Seg. a Sexta das 7h as 17h30

Onde Estamos

© 2020 Mama Imagem – WebSite construído com ferramentas livres de licenças @WordPress.br 
Responsável Técnica: Dra. Selma Bauab – CRM-SP: 37.701
Desenvolvido com o pra você!

Fale conosco no WhatsApp