Vamos falar de saúde mental?
O início deste mês marca uma importante discussão sobre o combate e a prevenção ao suicídio. Um assunto delicado, porém necessário de ser discutido. Essa campanha é realizada no ano todo, mas especialmente no dia 10 de setembro e durante todo este mês as ações são intensificadas com o objetivo de mostrar que, com informação e oferecimento de ajuda, é possível reduzir o número de suicídios no Brasil e no mundo todo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 96,8% dos casos de pessoas que tiram a própria vida estão relacionados a transtornos mentais e, por isso, a organização entende que a maioria dos casos poderiam ser evitados se as pessoas tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e a informações de qualidade.
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde escolheu o dia 10 de setembro para ampliar as discussões sobre a saúde mental e o suicídio, pois se observou a necessidade de desenvolver uma estratégia que abordasse o tema sem o tabu envolvido, fomentando a informação e a conscientização. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza, no Brasil, o Setembro Amarelo. Neste ano, o tema da campanha é “A vida é a melhor escolha!”.
Estar informado para aprender e ajudar o próximo, é a melhor saída para lutar contra esse problema e, por isso, é muito importante que as pessoas próximas saibam identificar quando alguém está passando por alguma dificuldade. Saber escutar sem julgamentos, mostrar que está disponível para apoiar e demonstrar empatia, somados ao auxílio médico, pode ajudar a salvar a vida de alguém.
Sejamos sempre à mão estendida e o ombro amigo para quem precisa! ?