Ultrassom com doppler: principais dúvidas
Você já sabe que informação é melhor ter, não é? Sabendo disso, reunimos as principais dúvidas sobre doppler que os nossos pacientes trazem quando vêm até a clínica para a realização de exames. Confira:
Doppler é contraste? O que é Doppler?
Doppler não é contraste. É uma técnica do Ultrassom utilizada para visualizar o fluxo sanguíneo nas artérias e veias. Essa técnica tem este nome em homenagem ao físico austríaco Christian Doppler, que descreveu o fenômeno do efeito Doppler em 1842.
Como é realizado um ultrassom com doppler?
O exame de ultrassom com Doppler é conduzido de maneira semelhante ao ultrassom convencional. O médico aplica um gel à base de água na área a ser examinada e, em seguida, utiliza um pequeno dispositivo portátil conhecido como transdutor. Movendo o transdutor sobre a região, o médico direciona ondas sonoras de alta frequência para a artéria ou veia em avaliação, proporcionando imagens em tempo real.
Vale ressaltar que o gel utilizado é incolor e à base de água, não causando desconforto ou manchas nas roupas em caso de contato. A duração do exame varia de acordo com a complexidade dos resultados encontrados.
Quando um ultrassom tem que ser com doppler?
A razão pela qual um exame de Ultrassom com Doppler é solicitado pelo médico é para avaliar possíveis alterações nos vasos sanguíneos, como estreitamento, dilatação ou oclusão. Além disso, o médico pode pedir o exame com Doppler para avaliar o funcionamento do fluxo sanguíneo nas artérias e veias, mesmo quando não há indícios ou risco de doenças.
O Ultrassom com Doppler é um exame não invasivo e seguro, amplamente utilizado para fornecer informações cruciais sobre o sistema circulatório do paciente. Seu uso pode auxiliar o médico no diagnóstico precoce e no acompanhamento de doenças vasculares, garantindo um cuidado mais efetivo e direcionado ao paciente.
Conte sempre com a Mama Imagem para tirar as suas dúvidas sobre exames. E lembre-se: informação: melhor ter!