preloader
 Setembro amarelo: você não está sozinho!

Setembro amarelo: você não está sozinho!

O mês de setembro traz um importante movimento, que deve ser refletido em todos os outros meses do ano. A prevenção ao suicídio e a priorização do cuidado com a saúde mental são ações que devem fazer parte do nosso dia a dia.

A Campanha Setembro Amarelo é realizada visando combater o suicídio e ocorre durante esse mês, pois dia 10/09 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza ações de prevenção, ajuda e informação sobre este tema.

Essa é uma campanha que vem ganhando cada vez mais força no Brasil nos últimos anos. Durante o mês todo, são realizadas ações com o objetivo de prevenir e reduzir o número de suicídios em todo o mundo.

De acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte no mundo. É maior do que as mortes por doenças como HIV, malária, homicídio e câncer de mama. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A OMS destaca que a prevenção é ainda mais importante agora, depois de meses convivendo com a pandemia da Covid-19. Isso porque estamos convivendo com fatores que são considerados de risco, como perda de emprego, estresse financeiro e isolamento social.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza um papel essencial em todo o Brasil, durante 24 horas por dia, de forma voluntária e totalmente gratuita, disponibilizando apoio emocional e prevenção do suicídio.

Segundo o CVV, em seus canais, são realizados mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 4 mil voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal.

Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo. 

Para buscar ajuda pelo CVV, basta ligar no número 188 (a ligação é gratuita), ou acessar o site: www.cvv.org.br e escolher chat ou e-mail para ser atendido. Em São José do Rio Preto (SP), existe uma sede, porém, os serviços presenciais estão suspensos pela pandemia. Iniciativas como essa merecem e precisam ser amplamente divulgadas e apoiadas.

Mama Imagem

O Centro Diagnóstico Mama Imagem foi fundado em 2000, a partir do sonho da Dra. Selma di Pace Bauab em oferecer tecnologia, especialização científica e qualidade humana aos seus pacientes. Referência em diagnóstico por imagem, oferece exames para variados públicos de São José do Rio Preto e região, e também de outros estados do País.
Leia +

Fale Conosco

Endereço
Rua Tupi, 750, Nova Redentora
São José do Rio Preto – SP
CEP 15090-020
(17) 3214-5858

Horário de Funcionamento
Seg. a Sexta das 7h as 18h30
Sábados das 8h as 12h
Retirada de exames
Seg. a Sexta das 7h as 18h

Agendamento via WhatsApp
(17) 99626-3458
Seg. a Sexta das 7h as 17h30

Onde Estamos

© 2020 Mama Imagem – WebSite construído com ferramentas livres de licenças @WordPress.br 
Responsável Técnica: Dra. Selma Bauab – CRM-SP: 37.701
Desenvolvido com o pra você!