preloader

EXAMES CONVENCIONAIS

Seg. a Sexta das 7h às 18:30h
Sábados das 8h às 12h

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Seg. a Sexta das 7h às 20:30h
Sábados das 08h às 11:30h

Retirada de Exames

Seg. a Sexta das 7h às 18h
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Seg. a Sexta das 10h às 18:30h

 Novembro Azul: Cuidado que salva vidas!

Novembro Azul: Cuidado que salva vidas!

O Novembro Azul teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção ao câncer de próstata.

O câncer de próstata

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população que desenvolve neoplasias malignas.

E, segundo a Sociedade Brasileira de urologia (SBU), o câncer de próstata, quando diagnosticado em fases iniciais, pode ser curado em 90% dos casos. Por isso, a SBU ressalta todos os anos a necessidade de ir ao médico para verificar a saúde da glândula.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença são:

  • Idade avançada: No Brasil, 90% dos casos diagnosticados são em homens com mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: são considerados do grupo de risco homens com parentes próximos (pai, irmão e tio) que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em pessoas com peso corporal mais elevado.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens, a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Os homens que integrarem o grupo de risco devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.

A indicação da melhor forma de tratamento depende de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença com intervenção em caso de progressão.

Principais sintomas da doença

É comum que na fase inicial o câncer de próstata não apresente sintomas, no entanto alguns dos primeiros sinais são:

  • Dificuldade de urinar
  • Sangue na urina
  • Demora em começar e terminar de urinar
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Diminuição do jato de urina
  • Dor na região dos testículos ou perto do ânus

Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quais os exames solicitados para diagnosticar a doença?

  • Exame de toque retal: neste procedimento o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
  • Exame de PSA: trata-se de um exame de sangue para medição da quantidade de uma proteína produzida pela próstata chamada Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata

Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

O Novembro Azul é uma oportunidade de dar maior visibilidade à causa, levando conhecimento e educação a um grande número de pessoas, possibilitando o engajamento de um número cada vez mais expressivo de instituições e meios de comunicação. 

É importante ressaltar que os cuidados com a saúde não devem ser limitados a apenas um período do ano. Rotinas saudáveis, como a prática de atividades físicas, alimentação equilibrada, moderação no consumo de bebidas alcoólicas e acompanhamento médico são fundamentais na prevenção do câncer e diversas outras doenças.

Mama Imagem

O Centro Diagnóstico Mama Imagem foi fundado em 2000, a partir do sonho da Dra. Selma di Pace Bauab em oferecer tecnologia, especialização científica e qualidade humana aos seus pacientes. Referência em diagnóstico por imagem, oferece exames para variados públicos de São José do Rio Preto e região, e também de outros estados do País.

Leia +

Fale Conosco

Endereço
Rua Tupi, 750, Nova Redentora
São José do Rio Preto – SP
CEP 15090-020
(17) 3214-5858

Agendamento via WhatsApp

(17) 99626-3458
Seg. a Sexta das 7h as 17h30

Horário de Atendimento

Exames Convencionais
Seg. a Sexta das 7h as 18h30
Sábados das 8h as 12h
Retirada de Exames
Seg. a Sexta das 7h as 18h

Ressonância Magnética
Seg. a Sexta das 7h as 20h30
Sábados das 8h as 12h
Retirada de Exames
Seg. a Sexta das 10h às 18:30h

Obs: Não entregamos resultados aos sábados!

Agendamento Presencial
Seg. a Sexta das 8:30h às 10:30h e das 14h às 18h

© 2020 Mama Imagem – WebSite construído com ferramentas livres de licenças @WordPress.br 
Responsável Técnica: Dra. Selma Bauab – CRM-SP: 37.701
Desenvolvido com o pra você!