A importância da mamografia para detecção precoce do câncer de mama
Em 2020, segundo a Estimativa de Câncer no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 60 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama, que é o segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres.
O diagnóstico precoce do câncer de mama, obtido por meio da mamografia de rastreamento, aumenta as chances de cura e faz com que o tratamento seja menos agressivo. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam que a mamografia seja feita anualmente por mulheres a partir dos 40 anos de idade. Em casos considerados de alto risco, esse e outros exames podem ser solicitados pelo médico especialista antes desta idade.
O autoexame, que consiste em sentir e apalpar as mamas, é uma forma de conhecer o próprio corpo e identificar alterações suspeitas. Por isso, a mamografia de rastreamento é o exame mais eficiente para detecção precoce.
Exame de Mamografia na Mama Imagem
Para a realização da mamografia , a Mama Imagem desenvolveu salas projetadas com luzes baixas e imagens da natureza, oferecendo um ambiente que tem o objetivo de relaxar a paciente, deixando-a confortável e segura. Além desse cuidado, foi criada de forma exclusiva uma camisola personalizada para o exame de mamas com o intuito de preservar a privacidade da paciente.
Converse com seu médico de confiança, que orientará quais exames são indicados para você. Se cuida! ♥